GE HealthCare adquire a Caption Health, especializada em ultrassom baseado em IA


A GE HealthCare assinou um acordo definitivo para adquirir a Caption Health, fabricante de software de orientação por ultrassom habilitado para inteligência artificial (IA). Este é o segundo anúncio de aquisição da empresa, que se tornou independente desde que concluiu sua separação (spin-off) da GE há um mês. Pouco depois de estrear na bolsa eletrônica Nasdaq, a empresa revelou que havia fechado um acordo para comprar a empresa francesa Imactis, desenvolvedora de tecnologia de orientação intervencionista por tomografia computadorizada.

A aquisição da Caption Health é parte da estratégia da GE HealthCare para expandir o acesso a ultrassons que podem detectar sinais precoces de doenças como insuficiência cardíaca. Ela acredita que mais profissionais de saúde poderiam usar a ferramenta em diferentes ambientes de atendimento. A empresa planeja usar dinheiro disponível em caixa para a aquisição e continuar a operar o Caption Care, oferta de serviço de treinamento técnico para realização de ecocardiogramas em pacientes de risco usando a tecnologia Caption.

“Orientar profissionais que operam ultrassom durante os exames com a ajuda de IA é de importância crescente, especialmente à medida que alcançamos um conjunto mais amplo de profissionais de saúde. Os aplicativos de IA da Caption Health permitem exames de ultrassom confiáveis e consistentes para fornecer diagnósticos mais precisos, melhorar a tomada de decisões de tratamento e, em última análise, alcançar melhores resultados para os pacientes”, disse Roland Rott, presidente e CEO de ultrassom da GE HealthCare, em um comunicado. “Esta aquisição ajudará a expandir o acesso acessível a imagens de ultrassom para usuários iniciantes e está alinhada com uma mudança mais ampla para cuidados de precisão globalmente”, disse ele.

Fundada em 2013, a Caption Health levantou US$ 53 milhões em uma rodada de financiamento de Série B em 2020. Sua ferramenta de orientação por ultrassom habilitado para IA recebeu autorização do FDA no início daquele ano.

Durante a J.P. Morgan Healthcare Conference, realizada em janeiro, o CEO da GE HealthCare, Peter Arduini, disse que a incorporação de IA em seus produtos se tornará muito mais comum nos próximos anos. Ele também observou que as fusões e aquisições desempenharão “um papel importante para nós ao longo do tempo”. Na teleconferência de divulgação de resultados, ele acrescentou que a empresa estava procurando oportunidades de fusões e aquisições em que pudesse adquirir tecnologia em áreas de rápido crescimento e pudesse expandir as suas capacidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STF proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto

Novos conselheiros do CNS são empossados em Brasília

Ensaio clínico com novo medicamento indica cura em 100% de doentes oncológicos