Hospital Moinhos de Vento e Medicina Personalizada firmam parceria para acesso de uruguaios ao hospital gaúcho



Na busca por aumentar sua estratégia de internacionalização, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), firmou parceria com Medicina Personalizada (MP), rede de serviços médicos do Uruguai. A ideia é estender a assistência médica do hospital da capital gaúcha para os pacientes do país vizinho, além de fortalecer vínculos de pesquisa e formação. Com isso, os uruguaios poderão passar por atendimento médico e ter acesso a toda a estrutura hospitalar do Moinhos.

Os serviços disponibilizados nesta parceria abrangem procedimentos de alta complexidade com uso de tecnologia de ponta que não estão disponíveis no Uruguai. A parceira, assinada nas dependências do hospital Moinhos de Vento, prevê ainda intercâmbio nas áreas de pesquisa, treinamento e formação, que deve contemplar, inicialmente, as áreas de oncologia, cirurgias robóticas e outros procedimentos de alta complexidade.

“Nosso objetivo é oferecer o melhor atendimento médico assistencial aos uruguaios com tratamentos inovadores e diagnósticos precisos, respeitando a singularidade de cada paciente”, afirma o CEO da Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. O hospital gaúcho foi o segundo estabelecimento de saúde do país a ser acreditado pela Joint Commission Internacional (JCI) na segurança e qualidade do cuidado à saúde, sendo acreditado, em 2023, pela oitava vez consecutiva. A entidade também possui um parque robótico multiplataforma e teve incrementos recentes em sua estrutura, com a inauguração de um andar pediátrico e novos leitos de internação e terapia intensiva.

A parceria com a MP faz parte de um projeto maior de internacionalização do hospital na busca pela captação de pacientes em outros países. Além dela, existem projetos com outras instituições do Uruguai, como o Hospital Britânico do Uruguai, a Blue Cross e a Redbridge. Ainda, neste ano, o Moinhos renovou, por mais cinco anos, o acordo de colaboração com a Johns Hopkins Medicine International para a promoção de capacitações e formação de médicos e investimento na qualidade e segurança do ambiente hospitalar. Esse compromisso já existe há mais de dez anos, e o Moinhos é o único entre os hospitais brasileiros a ser parceiro da instituição norte-americana.

A Mayo Clinic Global Consulting é outra das parcerias do hospital, anunciada neste ano. A partir da consultoria e contato com especialistas, o estabelecimento pretende qualificar o atendimento ao paciente por meio dos objetivos organizacionais e práticas clínicas. Um dos focos é a Oncologia, com atualização de técnicas para diagnóstico e tratamento. O hospital também prevê a ampliação do escopo no cuidado médico-assistencial auxiliada pelo intercâmbios, pesquisas e trocas de conhecimentos entre os profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STF proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto

Novos conselheiros do CNS são empossados em Brasília

Ensaio clínico com novo medicamento indica cura em 100% de doentes oncológicos