Ministério da Saúde vai ampliar acesso a imunobiológicos especiais no SUS



Foi pactuada, na quinta-feira (19), a assinatura de uma portaria voltada à ampliação do acesso a imunobiológicos especiais no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será publicado em breve e define os novos locais de acesso aos imunobiológicos especiais pela população. A aprovação ocorreu durante a 12ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. 

Durante o encontro, Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, destacou o processo de construção e pactuação do documento e ressaltou a colaboração dos técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na redação final da portaria.

Conforme explicou o diretor, “após a publicação, a Portaria vai apontar quais são as unidades que serão consideradas centros intermediários e também vai definir os locais e entes federados que farão essa validação externa para o acesso ao imunobiológico especial”. A ideia, segundo Gatti, é incorporar as iniciativas dos Estados e municípios e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso. Na oportunidade, Eder Gatti também reforçou o apoio da CIT para a melhoria das políticas de imunização adotadas no país, que possibilitaram o aumento da cobertura vacinal nos últimos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STF proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto

Novos conselheiros do CNS são empossados em Brasília

Ensaio clínico com novo medicamento indica cura em 100% de doentes oncológicos